.




Copyright © 2000/2002 - Pesquisa, Texto e Acervo de Fotos: Evangê Costa - Todos os Direitos Reservados.
 Extraído do Livro ''O Caminho das Pedras - A Saga do Pessoal do Ceará''
website oficial
website oficial

ORÓS
Gravadora: CBS (SONY MUSIC) ( 230.010)
Lançamento: 1977 (LP/K7) - 1993 (CD)

Cinza (Raimundo Fagner)
Flor da Paisagem (Robertinho de Recife/Fausto Nilo) 1
Esquecimento
(Raimundo Fagner/Brandão)
Romanza (Raimundo Fagner/Belchior) 2
Epigrama No. 9 (Raimundo Fagner/Cecília Meireles)
Cebola Cortada (Petrúcio Maia/Clodo)
Orós (Raimundo Fagner)
Fofoca
(Hermeto Paschoal)

         O ''Jornal do Brasil'', do dia 3 de abril de 1977, advertia: ''Um novo Fagner, mais nordestino, ou menos roqueiro, deverá ser o do próximo elepê, 'ORÓS'. Com arranjos e regências de Hermeto Paschoal (que também entra com algumas músicas e toques instrumentais), Fagner mergulhará no forró, igualmente assessorado por Dominguinhos. E mais: Robertinho (guitarra), Itiberê (baixo), Paulinho Braga (bateria) e Aleuda (percussão). Músicas, entre outras, Cinza e Estação, de Fagner sozinho, Romanza, com os parceiros Fausto Fausto Nilo e Belchior; Epigrama No. 9 e Malogrado, sobre poemas de Cecília Meireles. A seguir, entre 19 e 24 deste mês, ele faz show no Tereza Rachel, então com outro conjunto: mantém Robertinho e Dominguinhos, e entram Gustavo (bateria), Herman Torres (baixo), Serginho (percussão) e Lincoln Olivetti (teclados).''
         O quarto disco de Raimundo Fagner, o ''ORÓS'' (CBS, No. 230.010), foi lançado no dia 7 de setembro de 1977, juntamente com o início de uma temporada de onze shows no Teatro Tereza Rachel, no Rio de Janeiro.
         No roteiro do show de lançamento do disco foram incluídas todas as canções do álbum ''ORÓS'' e as músicas mais representativas dos seus três elepês e de alguns compactos. Do ''ORÓS'': Cebola Cortada (Petrúcio Maia/Clodo), Epigrama No. 9 (Fagner/Cecília Meireles), Orós (Fagner), Romanza (Fagner/Belchior/Fausto Nilo), Cinza (Fagner), Esquecimento (Fagner/Brandão), Flor da Paisagem (Robertinho de Recife/Fausto Nilo), Fofoca (Hermeto Paschoal). Do ''MANERA FRU FRU, MANERA’: Como Se Fosse (Fagner/Capinan), Mucuripe (Fagner/Belchior), Manera Fru Fru, Manera (Fagner/Ricardo Bezerra) e Canteiros (Fagner/Cecília Meireles). Do ''AVE NOTURNA'': Última Mentira (Fagner/Capinan) e Astro Vagabundo (Fagner/Fausto Nilo). Do ''RAIMUNDO FAGNER'': Natureza Noturna (Fagner/Capinan), Asa Partida (Fagner/Abel Silva), Sinal Fechado (Paulinho da Viola), Sangue e Pudins (Fagner/Abel Silva) e Conflito (Petrúcio Maia/Climério). Dos primeiros compactos: Quatro Graus (Fagner/José Evangelista), Cavalo Ferro (Fagner/Ricardo Bezerra) e Joana Francesa (Chico Buarque), e também as canções Pobre Bichinho e Agonia, não gravadas por Raimundo Fagner e registradas no disco ''FLOR DA PAISAGEM'' da cantora cearense Amelinha.
         O elepê ''ORÓS'' veio preencher a lacuna deixada nos discos anteriores com a exploração maciça das raízes nordestinas e com uma maior liberdade individual de criação, proporcionando a Raimundo Fagner a partir daí tornar-se um ídolo da Música Popular Brasileira.
         Produzido pelo próprio Raimundo Fagner, o ''ORÓS'' teve arranjos concebidos por Hermeto Paschoal, a direção artística de Jairo Pires e o acompanhamento de Robertinho de Recife (guitarras, violas), Itiberê (baixo ), Paulinho Braga (bateria, percussão), Aleuda (percussão), Chico Batera (percussão), Serginho (conga), Nivaldo Ornellas (sax), Márcio Montarroyos (trumpete), Zé Carlos (Flauta), Dominguinhos (acordeon), Meireles (flauta), Mauro Senise (Flauta), André Dequech (violiono), além de Hermeto Paschoal (piano, percussão) e do próprio cantor em todos os violões.

_______________

1   De todas as músicas do elepê ''ORÓS'' apenas Flor da Paisagem, de Robertinho de Recife e      Fausto Nilo, tinha sido gravada anteriormente. O registro foi feito pela cearense Amelinha no seu      disco de estréia produzido por Raimundo Fagner em 1977. No elepê ''FLOR DA PAISAGEM''      (CBS, No. 137.978) Amelinha divide os vocais com Raimundo Fagner em duas músicas      Depende e Flor da Paisagem. Além das duas canções, ainda são composições de      Raimundo Fagner Santo e Demônio (em parceria com Ricardo Torres), Depende (em      parceria com Abel Silva), Pobre Bichinho (Raimundo Fagner) e Agonia (Raimundo Fagner).

2 No lançamento do CD ''MANERA FRU FRU, MANERA'', em 1991, a gravadora      Philips/Polygram incluiu a música Cavalo Ferro (do compacto duplo) no lugar de Canteiros.      Assim como Cavalo Ferro, outras músicas gravadas no período entre 72 e 73 também não      entraram na seleção final que gerou o primeiro elepê, entre as quais Caixa de Segredos (de      Fagner e Belchior), Romanza (de Fagner, Belchior e Fausto Nilo) e O Canto da Ema (de      Alventino Cavalcante, Ayres Viana e João do Vale). Romanza somente entraria no disco      ''ORÓS'' de 1977.

ir para Discografia           

_______ FICHA TÉCNICA _______
Direção de Produção:
RAIMUNDO FAGNER
Direção Artística:
JAIRO PIRES
Direção Musical:
HERMETO PASCHOAL, FAGNER
Arranjos:
HERMETO PASCHOAL
Fotos:
CAFI
Capa:
CAFI e FAUSTO NILO
Gravação:
STUDIO HAWAI, RIO DE JANEIRO

.