Caso Patrícia Saboya confirme sua candidatura à Prefeitura de Fortaleza em 2008, você votaria em:
Luizianne Lins
Patrícia Saboya
Outros

Fortaleza. Cronologia da Cidade

De vila provinciana a quinta maior cidade do Brasil com mais de 2 milhões de habitantes, Fortaleza tem uma história de 280 anos de conquistas, crescimento, mas ainda com muitos problemas para resolver


Fortaleza do Brasil Colônia
13 de abril de 1726. É instalada a vila de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção em solenidade presidida pelo capitão-mor Manuel Francês, por resolução do Conselho Ultramarino de 11 de março de 1723, que criava a Vila de Fortaleza do Ceará Grande.
1730. Construída por escravos a Igreja Nossa Senhora do Rosário em taipa e palha. Depois, foi reconstruída em pedra e cal em 1755. É a única em estilo barroco em Fortaleza, sendo a Matriz da cidade de 1821 a 1854.
1799. Ceará deixa de ser capitania subordinada a Pernambuco e passa a receber ordens diretas de Lisboa.
1814. O prédio do atual Palácio da Luz é adquirido pelo governo imperial. Antiga sede do Governo do Estado, foi construído no final do século XVIII, com o auxílio de mão-de-obra indígena. Atualmente, sedia a Academia Cearense de Letras. Conta com um acervo de 15 mil livros, disponíveis para pesquisa. Situa-se na rua do Rosário, 01, Centro.
1817. Construído o Palácio Senador Alencar em estilo neoclássico. Abrigou a Faculdade de Direito, o Liceu, a Biblioteca Pública, o Tribunal Regional Eleitoral, o Instituto do Ceará, a antiga Assembléia Provincial e a Academia Cearense de Letras. Atualmente, abriga o Museu do Ceará. Este tem um acervo de 5.830 peças distribuídas em três importantes coleções: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. Exibe também exposições temáticas permanentes, com temas de interesse da história do Ceará, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1973 como marco oficial do estilo neoclássico brasileiro.
1818. É elaborada a “Planta da Villa”, por Antônio da Silva Paulet. O documento mostra prédios dispersos nas margens do rio Pajeú e na “Prainha” (hoje, avenida Pessoa Anta) e os caminhos que chegavam do interior.
1819. Fica pronto o Forte de Nossa Senhora da Assunção, projetado por Silva Paulet desde 1812. A obra apresenta um formato quadrado com 90 metros de lado e baluartes nos vértices e é mantida até hoje como a 10ª Região Militar. Antes, o forte deu origem a cidade de Fortaleza. Foi construído com um formato de cinco pontas em 1649 pelos holandeses, que na época colocaram o nome de Forte Schoonenborch. Com a expulsão dos holandeses, em 1654, os portugueses o ocuparam e o rebatizaram de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Está localizado na avenida Alberto Nepomuceno, no Centro.
1820. Ordem Régia autoriza a construção da igreja Nossa Senhora da Assunção, que ficou pronta 1854 e prenuncia a origem da Catedral Metropolitana de Fortaleza.
1821. Fortaleza passa a ser a capital do Ceará, pois já havia ultrapassado Aquiraz em desenvolvimento.
Fortaleza no Império
7 de setembro de 1822.Independência do Brasil.
17 de março de 1823.  Fortaleza é elevada pelo Imperador D. Pedro I à condição de cidade sob a denominação de Cidade da Fortaleza de Nova Bragança.
1824. D. Pedro I reprime brutalmente a Confederação do Equador, movimento iniciado em Pernambuco e que visava criar um país independente do Brasil no Nordeste. Os principais líderes cearenses da revolta, Tristão Gonçalves, Pereira Filgueiras, Padre Mororó, João de Andrade Pessoa Anta, Francisco Miguel Pereira Ibiapina, Feliciano José da Silva Carapinima e Luis Inácio de Azevedo Bolão morrem fuzilados no campo da pólvora, o qual, em homenagem, recebeu posteriormente a denominação de praça dos Mártires, mais conhecida como Passeio Público (à exceção dos dois primeiros).
1829. Inaugurada e denominada de Feira Nova a praça que depois foi chamada de Largo das Trincheiras. Em 1871, recebeu o nome de praça do Ferreira em homenagem ao boticário Antônio Rodrigues Ferreira. Passou por várias reformas, mas a arquitetura original só foi resgatada em 1991, quando foi instalada uma nova Coluna da Hora. Hoje, é ponto de encontro de aposentados e estudantes, que aproveitam a localização para ir a bancos, lanchonetes, bancas de revistas e cinema.
1840. Deste ano até 1846, é construído o Museu de Fortaleza no velho farol do Mucuripe em estilo Barroco pelos escravos, na avenida Visconde de Castro. Em alvenaria, madeira e ferro, o museu representa uma das mais antigas edificações de Fortaleza. Foi referência para embarcações e, em 1957, o velho olho do mar, como era conhecido, foi desativado. (ver 1981)

Fortaleza “belle époque”

1842.  Lei autoriza a reforma do plano da cidade de Fortaleza, eliminando a rua do Cotovelo, a fim de construir uma praça que seria denominada de D. Pedro II. Posteriormente, é chamada praça do Ferreira por criação popular.
19 de outubro de 1845. É criado o Liceu do Ceará.
2 de fevereiro de 1849.  Lançada a pedra fundamental da igreja do Patrocínio. Foi erguida por voto do alferes Luís de França Carvalho, após receber uma graça. Durante muitos anos o logradouro em frente foi chamado Praça do Patrocínio.
1850.  É iniciado por determinação do Boticário Ferreira, presidente da Câmara, o levantamento de uma planta da cidade, visando o planejamento urbano.
1851.  Irrompe em Fortaleza uma epidemia de febre amarela, propagando-se por várias cidades, vilas e povoados.
1857. Decreto cria a Capitania do Porto do Ceará.
>> Inaugurado o trapiche do Porto de Fortaleza, construído pelo engenheiro Fernando Hitzshky.
>> É feito calçamento nas ruas centrais da cidade.
1859. Construída a praça Capistrano de Abreu sobre uma lagoa, o que lhe confere o nome de praça da Lagoinha, no Centro.
1860. O Governo imperial aprova, por decreto, os estatutos da Caixa Filial do Branco do Brasil, criada em Fortaleza.
>> Lei nº 1144 autoriza a fundação de um seminário diocesano no Ceará.
1861. O primeiro Bispo do Ceará, Luís Antonio dos Santos, toma posse solene na direção da Arquidiocese, na Igreja da Sé.
>> Inaugurada formalmente a Santa Casa de Misericórdia, mas que já funcionava desde 1851 devido às epidemias de malária e febre amarela em Fortaleza.
1862. O jornal literário do poeta Juvenal Galeno, O Peregrino, é publicado em Fortaleza.
>> Resolução Provincial nº 1023, concede a José Paulino Hoochoçtz, empresário da obra do encanamento de água potável, o direito de explorar por 50 anos o comércio de abastecimento de água em Fortaleza.
1863. É fundado o Atheneu Cearense pelo capitão João de Araújo Costa Mendes.
>> O serviço de abastecimento de água à cidade é transferido para a recém-criada empresa Ceará Water Company Limited, de Londres.
1864.  Joaquim da Cunha Freire e Thomaz Rich Brandt contratam com o governo da Província a iluminação de Fortaleza, utilizando combustores do gás hidrogênio carbonado.
>> É nomeado ministro de Estado dos Negócios do Império, o cearense José Liberato Barroso.
14 de abril de 1866. É realizada uma benção oficial para o recém construído, na época, Cemitério São João Batista em Fortaleza.
1865. Criado o Colégio da Imaculada Conceição, em Fortaleza.
1867. Instalados a Biblioteca e o Arquivo Público da Província do Ceará. Atualmente, a Biblioteca Menezes Pimentel recebe cerca de 10 mil pessoas por mês. Além da literatura mundial e cearense, o equipamento tem um interessante acervo de obras raras.
>> Inaugurada a iluminação à gás, parcialmente na cidade e alguns edifícios. A concessão foi transferida para a empresa Ceará Gaz Company Limited, incorporada em Londres, em 1865.
>> Canalização de água potável, a encargo da inglesa Ceará Water Company Limited.
1870. Chega a Fortaleza a notícia do término da Guerra do Paraguai. Organizaram-se grandes festas em comemoração. Desembarca em Fortaleza o 26º Batalhão de Voluntários da Pátria, em meio a grandes aplausos populares. O presidente da Província determina a dissolvição do 26º Corpo de Voluntários da Pátria.
1973. Inaugurada a Universidade de Fortaleza pelo chanceler Edson Queiroz.
1875. O intendente Antonio Rodrigues Ferreira encomendou ao engenheiro pemambucano Adolfo Herbster a elaboração da Planta Topográfica de Fortaleza e subúrbios. Inspirado nas realizações da prefeitura de Paris, Herbster dotou a cidade de três bulevares, nas atuais avenidas Imperador, Duque de Caxias e Dom Manoel, e estabeleceu o alinhamento de ruas segundo um traçado em xadrez, de forma a disciplinar a expansão da cidade e a facilitar o fluxo de pessoas e produtos.
1877. É fundada a Companhia Ferro-Carril do Ceará
>> Instalada a Junta Comercial de Fortaleza
>> Falece em Fortaleza o senador Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, político e autor de importantes obras sobre geografia e estatística do Ceará
>> Tem início a grande seca que perduraria até 1879, considerada a maior calamidade do século, superior à cólera e à febre amarela.
>> Construída a praça dos Leões, ponto de encontro da elite cearense. Abriga diversas estátuas de leões de bronze, trazidas de Paris no começo do século XIX. Localiza-se entre as ruas Sena Madureira, São Paulo, Guilherme Rocha e General Bezerril, no Centro.
1878. Inaugurada a linha telegráfica entre as cidades de Fortaleza e Aracati.
1879. A Câmara Municipal de Fortaleza muda o nome da Praça da Misericórdia para Praça dos Mártires, em memória dos patriotas Padre Mororó, Pessoa Anta e Carapinima, fuzilados em 1925.
1880. A partir deste ano, a cidade ganhou novos serviços e equipamentos urbanos, como o transporte coletivo por meio de bondes com tração animal, conhecidos como bondes de burros, o serviço telefônico, caixas postais, o cabo submarino para a Europa, a praça Coração de Jesus, a construção do primeiro pavimento do Passeio Público e a instalação da primeira fábrica de tecidos e fiação. Também surgiram os primeiros jornais e instituições educacionais e culturais.
>> Com a chegada das primeiras chuvas, é considerada finda a grande seca que começara em 1877.
>> Implantados os cafés-restaurante na praça do Ferreira — o Java, o Café do Comércio, o Iracema e o Elegante.
25 de abril de 1880. Inaugurada a companhia Ferro-Carril de Fortaleza, com 4.210 metros de linha (tração animal).
9 de junho de 1880. Inaugurada a Estação Ferroviária João Felipe. Construída em estilo dórico-romano pelo engenheiro austríaco Henrique Folgare, a pedra fundamental havia sido lançada em 30 de novembro de 1873, mas as obras foram iniciadas somente em 1879.
1881.  Em janeiro, o movimento abolicionista decide fechar o Porto de Fortaleza ao embarque e desembarque de escravos, tendo à frente o jangadeiro Francisco José do Nascimento, conhecido por “Dragão do Mar”, ou simplesmente “Chico da Matilde”. O movimento conta com grande colaboração do abolicionista João Carlos da Silva Jatahy. 
>> Inaugurada a linha telegráfica de Fortaleza às linhas do Sul, permitindo comunicação com o Rio de Janeiro.
1882. Inaugurado o trecho da Estrada Ferro de Baturité, ligando Fortaleza a Baturité. Deu origem à praça da Estação, onde desde 1930 era um campo para treinamento das tropas coloniais, e depois as imperais, conhecido como Campo de Amélia.
>> Inaugurada a linha telegráfica, ligando Fortaleza ao Sul do País e Europa, mediante o cabo submarino (American Telegraph and Cable Company).
1883.  Em 1º de janeiro, o município de Acarape proclama a abolição dos escravos dentro de seus limites. Outros municípios acompanham o momento, mas cada um separadamente. Pela conquista, Acarape passa a se chamar de Redenção. O movimento é pioneiro no Brasil. Em Fortaleza, a libertação dos escravos ocorre em 24 de maio com realização de grandiosas festas.
>> Inaugurada, em Fortaleza, a primeira linha telefônica ligando o estabelecimento comercial de Confúnio Pamplona, na rua Major Facundo, e a casa de José Joaquim de Farias, no Largo da Alfândega.
1884. Instala-se em Fortaleza o Clube Iracema.
1886. Aprovado os planos de revisão dos estudos apresentados pelo Ceará Harbor Company para construção das obras do Porto de Mucuripe
>> Inaugurada a Igreja do Coração de Jesus, e sagração do altar-mor pelo Bispo Dom Joaquim José Vieira, em  24 de março.
>> Inaugurada a nova Alfândega de Fortaleza.
1887. Criado e inaugurado o Instituto do Ceará, depois Instituto Histórico do Ceará.
1890. Erguido o prédio que hoje abriga a farmácia Oswaldo Cruz desde 1932, na rua Major Facundo, 576, Centro.
1891. Inaugurado o prédio da Alfândega.

Fortaleza na República
1892.
Fundada a Padaria Espiritual, que originou um importante movimento literário no Ceará.
>> Nasce o jornal A República, resultado da fusão dos jornais Libertador e Estado do Ceará.
15 de agosto de 1894. É fundada a Academia Cearense de Letras.
1897. Inaugurado o Mercado de Ferro ou da Carne, hoje, mercado dos Pinhões ou das Artes. A estrutura do prédio foi inteiramente pré-fabricada em ferro na França e produzida nas oficinas Guillot Pelletier. O mercado estava aberto à ventilação e à luz natural devido ao clima quente da cidade. A estrutura pode ser desmontada e transportada para outro local. Assim, a história do mercado é marcada por várias mudanças de endereço. Atualmente, um de seus pavilhões está montado na praça dos Pinhões ou praça Visconde de Pelotas e o outro está na Aerolândia, às margens da BR-116. Na Praça Visconde de Pelotas, encontra-se o Mercado das Artes. O local conta com 20 boxes que vendem produtos do artesanato.

Fortaleza no Século XX

1901. Na virada do século, Fortaleza já detinha a sétima maior população urbana do País. Assim, passou a tomar medidas de higienização social e de saneamento ambiental, além de executar um plano de adornamento urbano com a implantação de jardins, cafés, coretos e monumentos, e a construção de edifícios segundo padrões europeus.
1902. Começa a construção da ponte metálica de Fortaleza, cuja estrutura foi encomendada a uma firma inglesa, a Walter Max Floriano & Cia.
1º de março de 1903. Instala-se, no edifício do Liceu do Ceará, a Faculdade Livre de Direito do Ceará.
>> Fundado o jornal Unitário por iniciativa de João Brígido.
3 de janeiro 1904. Estivadores do Porto de Fortaleza promovem um grande movimento grevista, em protesto aos métodos de alistamento de homens para o serviço da Marinha de Guerra
1907. Instala-se o primeiro cinema em Fortaleza, por iniciativa da empresa Oliveira & Coelho, usando como ambiente o palco do teatrinho do Clube de Iracema.
1910. Os primeiros automóveis começam a circular pela cidade, seguidos da implementação de bondes elétricos. Posteriormente, registra-se o aparecimento de ônibus e caminhões.
17 de junho de 1910. O Theatro José de Alencar é inaugurado com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge. A estrutura metálica foi importada da Escócia, com predominância no estilo neoclássico e elementos art nouveau. É uma edificação tombada pelo patrimônio histórico nacional, representando um marco arquitetônico e cultural da cidade. Possui ainda um jardim lateral projetado pelo paisagista Burle Marx, uma biblioteca e uma galeria de arte. Com 776 lugares, o teatro oferece uma agenda movimentada de espetáculos locais e nacionais.
1914. Inaugurado o Palacete Ceará, ponto de encontro da sociedade cearense. Abrigou entre das decádas de 1920 a 1940, o Clube Iracema. A arquitetura eclética predomina o estilo neobarroco. Atualmente, pertence à Caixa Econômica Federal e está localizada na praça do Ferreira, no Centro.
>> Fundado o teatro São José pela Igreja Católica. Surgiu como uma forma de aproximação das classes operárias.
1915. Circula em Fortaleza o jornal Correio do Ceará, por iniciativa de A. C. Mendes.
1917. Inaugurado o Cine Majestic, reforçando o movimento cinematográfico de Fortaleza.
>> É assassinado o industrial Delmiro Gouveia, cearense de Ipu.
30 de março de 1918. É fundada e instalada a Escola de Agronomia do Ceará.
1919. Criada a Casa de Juvenal Galeno, salão literário que reuniu importantes representantes da cultura cearense.
>> O engenheiro Thomé de Saboia faz as primeiras experiências no Ceará visando a obtenção de chuvas artificiais.
1920. A partir desta década, bairros como Jacarecanga, Praia de Iracema e Aldeota passam a ser habitados pelas elites que começam a valorizar a proximidade com o mar.
1921. Luís Severiano Ribeiro abre as porta do Cine Moderno.
1922. Inaugurada a coluna da praça Cristo Redentor com 35 metros de altura e um Cristo no topo.
1923. Construída a ponte dos Ingleses, mais conhecida como ponte Metálica. Servia de ancoradouro de navios que chegavam à costa. Hoje, é um ponto de encontro para casais e amigos. É bastante procurada por proporcionar uma das vistas mais bonitas do pôr-do-sol de Fortaleza e é também ponto de observação de golfinhos.
1925. É instituída a Associação Cearense de Imprensa — ACI, tendo como primeiro presidente César Magalhães.
1926. Construída a Casa de José de Alencar, onde nasceu e morou o romancista cearense, em Messejana. A casa mantém a estrutura original até hoje. Lá, encontra-se peças e documentos do escritor, bem como ruínas do primeiro engenho do Ceará movido por energia a vapor. Abriga também a biblioteca Braga Montenegro, a pinacoteca Floriano Teixeira e o museu Arthur Ramos. O acervo tem mais de 200 peças de origem africana e também da cultura indígena, as quais pertenceram ao antropólogo Artur Ramos.
1927. Construída a sede da Secretaria da Fazenda, em estilo neoclássico. Mantém as características originais até hoje. É o primeiro prédio tombado em Fortaleza. Localiza-se na avenida Alberto Nepomuceno, 2, no Centro.
1930. Nesta década, tem início o funcionamento da pista de vôo do Alto da Balança, que originaria mais tarde ao aeroporto de Fortaleza. Construída durante a II Guerra Mundial, serviu de base de apoio às forças aliadas.
1931. Inaugurado o Mercado Central para a venda de hortifrutigranjeiros. Hoje, no local, funciona o Centro de Referência do Professor.
1932. Fundado o colégio Santa Cecília. Na época, era a escola primária Santa Cecília, também chamada de Casarão Amarelo. Em 1961, a família Teixeira é orientada pelo patriarca a voltar-se para a educação. A pequena escola se transforma no colégio que existe até hoje, na avenida Senador Virgílio Távora.
16 de dezembro de 1932.  Instala-se a Liga Eleitoral Católica-LEC que teria participação marcante na política cearense.
3 de fevereiro de 1933. Carneiro de Mendonça decreta a criação do Museu Histórico e Antropológico do Ceará.
31 de dezembro de 1933. A Prefeitura Municipal inaugura, no centro da Praça do Ferreira, a Coluna da Hora.
1935. Surge o colégio Juvenal de Carvalho, uma escola das Irmãs Salesianas.
1936.  Surge o jornal O Estado.
1938. Lançada a 1º de janeiro a pedra fundamental da Casa do Jornalista do Ceará.
>> Inaugurado o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, sob direção de Ester Studart da Fonseca.
25 de setembro de 1938. Falece Guilherme Studart, o Barão de Studart, autor de importantes estudos na historiografia cearense.
1939. Começam as obras para implantação da infra-estrutura do primeiro trecho de cais do Porto do Mucuripe.
1941. A opereta Valsa Proibida, de Paurilo Barroso, estréia no Theatro José de Alencar.
1945. O prédio da Vila Morena, construído na década de 1920 pela família Porto na praia de Iracema, é transformado em cassino, freqüentado por soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial. É o Estoril, um bar que virou reduto da boemia cearense.
1948. Começam as atividades da Faculdade de Medicina no Ceará.
>> Surge a Rádio Iracema.
1950. A partir desta década, surge o bairro de Fátima, uma área brejeira, na época. Foi ocupado a partir da construção da igreja homônima.
1º de janeiro de 1952. Fundado o time de futebol Calouros do Ar. O nome é em homenagem ao conjunto musical da Base Aérea de Fortaleza e aos aspirantes a oficiais aviadores que chegavam todos anos à Base.
13 de maio de 1952. Aeroporto ganha o nome de Pinto Martins, em homenagem ao cearense Euclydes Pinto Martins, natural de Camocim, que no início da década de 20, realizou o primeiro vôo sobre o Oceano Atlântico entre Nova York e o Rio de Janeiro, a bordo do hidroavião Sampaio Correia.
1954. A Universidade Federal do Ceará compra um solar em estilo neoclássico, utilizado como casa de campo, a fim de transformá-lo no prédio da Reitoria. Sofreu reformas e ampliações e, hoje, abriga parte da administração da UFC. Situa-se na avenida da Universidade, 2853, no Benfica.
1955. A cearense Emília Correia Lima é eleita Miss Brasil.
>> Instala-se a Universidade Federal do Ceará, sendo seu primeiro Reitor o professor Antônio Martins Filho.
>> Fundado o colégio Santo Inácio, como uma pequena escola, na sacristia da igreja do Cristo Rei. O dia 1º de março de 1960 é a data oficial da fundação do colégio, quando foi lançada a pedra fundamental.
1956. Inauguradas a Rádio Uirapuru e a Rádio Verdes Mares.
1957. O jornal Tribuna do Ceará é inaugurado por José Afonso Sancho.
>> A Reitoria da UFC é reconstruída, preservando a arquitetura original do casarão de 1918.
1958. Inaugurados o Cine São Luiz e a Rádio Dragão do Mar. O São Luís era construído desde 1939. A arquitetura tem estilo neoclássico e inspiração art-déco. A escadaria e o hall são revestidos em mármore de Carrara e os lustres são de cristal tcheco. Está situado na praça do Ferreira.
1960. Inaugurada a primeira emissora de televisão no Ceará, a TV Ceará.
1963. Construída a Igreja da Prainha com auxílio governamental e à custa de esmolas públicas.
1965. Inaugurada a estátua de Iracema, na avenida Beira mar. Em estilo moderno, retrata uma índia olhando o guerreiro português e segurando em seus braços o filho Moacir. Homenagem a ersonagem do romance de José de Alencar.
1966. O aeroporto Pinto Martins ganha o primeiro terminal de passageiros e o pátio de aeronaves.
>> Finalizada a construção da cadeia pública, que iniciou-se em
1850. Hoje, abriga o Centro de Turismo, o Museu de Arte Popular e o Museu de Minerologia. O prédio é uma das primeiras edificações a atender as modificações impostas pela legislação penitenciária imperial. As celas da antiga cadeia são hoje boxes, destinados à venda de artesanato.
1967. Falece em Fortaleza, vítima de desastre aéreo, o ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.
>> Estabelece-se em Fortaleza a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os Mórmons.
1969. É reinaugurada a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.
1970. Inaugurada a Televisão Verdes Mares de Fortaleza, Canal 10.
>> Inaugurado o Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado.
A partir desta década, ocorre a intensificação da urbanização da linha de costa litorânea. A praia de Iracema é parcialmente protegida do avanço do mar com a construção de espigões.
1971. Lançada a pedra fundamental da Universidade de Fortaleza — Unifor.
>> Criada a Faculdade de Filosofia de Fortaleza, mantida pela arquidiocese.
>> Inaugurado o Ginásio Paulo Sarasate.
28 de abril 1972. Lançado o primeiro Anuário do Ceará, editado por Dorian Sampaio e Lustosa da Costa, no Náutico Atlético Cearense.
>> É criada a Fundação Cearense de Metereologia e Chuvas Artificiais - Funceme.
1973. Inaugurada a Universidade de Fortaleza-Unifor, mantida pela Fundação Edson Queiroz.
>> A Prefeitura Municipal compra o palácio Episcopal e desde então passa a funcionar o Paço Municipal.
11 de novembro de 1973. Inaugurado o estádio Plácido Castelo, o Castelão. O primeiro jogo que recebeu foi entre Ceará e Fortaleza, que terminou em 0 a 0. O primeiro gol marcado no estádio foi de Erandy para o Ceará contra o Vitória, em 18 de novembro de 1973.
1972. A primeira loja de calçados chega a avenida Monsenhor Tabosa, a Tamancolândia. Era o prenúncio do que seria o corredor de compras da Praia de Iracema vinte anos depois.
1974. Surge o primeiro shopping center de Fortaleza, o Center Um, na avenida Santos Dumont.
10 de março de 1975 — Criada a Universidade Estadual do Ceará — Uece, na gestão do Governador Adauto Bezerra.
1978. Inaugurada a Catedral Metropolitana de Fortaleza, 40 anos após o lançamento da pedra fundamental. Em estilo gótico-romano, a catedral tem capacidade para receber cerca de 4.500 fiéis. Uma moderna iluminação revela à noite toda a beleza da arquitetura. O projeto é de autoria do arquiteto francês Georges Mounier.
1980. Fortaleza é sede do X Congresso Eucarístico Nacional. A cidade recebe a visita do então Papa João Paulo II.
>> Nesta década, surgem os primeiros movimentos organizados de bairros e uma intensificação das ações públicas para reduzir os problemas urbanos.
>> Inaugurado e instalado no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Estadual o Museu da Imagem e do Som do Ceará-MIS.
1981. Durante um ano, o antigo e desativado Museu de Fortaleza recebe uma reforma a fim de abrigar o Museu do Jangadeiro, atual Museu do Farol, cujo acervo faz referência a Fortaleza Colônia. Restaurado, abriga peças e acervo sobre os principais momentos e acontecimentos que marcaram a capital cearense. São reproduções, desenhos, fotografias, documentos, ilustrações, trechos de romances e relatos de visitantes.
3 de julho de 1981. Inaugurado o Museu do Automóvel. O acervo conta com 60 carros, entre Cadillac, Chevrolet, Dodge, Fiat. O mais antigo é um Ford de 1917. Localiza-se na rua Desembargador Manoel Sales de Andrade, 70, Água Fria.
1982. Realiza-se, pela primeira vez em Fortaleza, uma eliminatória da Copa Davis de Tênis, com participantes do Brasil e do Equador, sendo que estes últimos foram vencedores.
>> Acidente de avião da Vasp na serra de Pacatuba causa profunda perda nas lideranças empresariais e industriais do Ceará. Nessa tragédia, falece Edson Queiroz.
>> É inaugurado o primeiro shopping center de grande porte no Ceará, Iguatemi, do Grupo Jereissati e quatro grandes lojas-âncoras.
2 de abril de 1982. O shopping Iguatemi abre as portas.
1984. Construída a praça Murilo Borges, junto ao prédio do Banco do Nordeste, limitada pelas ruas Floriano Peixoto, Assunção e Pedro I.
1985. Inaugurado o restaurante de praia Beach Park, no Porto das Dunas, a 16 quilômetros de Fortaleza. Em 1989, surge o primeiro parque aquático da América Latina, no complexo, com três toboáguas. Hoje, a estrutura possui parque aquático, barraca de praia, resort, além de um condomínio em construção.
>> Maria Luiza Fontenele assume a Prefeitura de Fortaleza.
1990. Nesta década, Fortaleza se apresenta como uma das maiores capitais brasileiras e destino preferencial de turistas do Brasil e do exterior. A área urbana de 336 quilômetros quadrados abrange 148 bairros.
1992.  O shopping Iguatemi sofre a primeira ampliação, quase dobrando o número de lojas. É o maior centro do compras climatizado de Fortaleza.
1993. Ciro Gomes (então PMDB, ex-PSB) é eleito prefeito de Fortaleza.
7 de agosto de 1996. Reinaugurado o Museu da Imagem e do Som do Ceará - MIS - em sua atual sede, na avenida Barão de Studart, 410, um dos pontos mais tradicionais de Fortaleza. A casa que hoje abriga o MIS foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia, o Mainha, para ser residência do Senador Fausto Augusto Borges Cabral, sendo inaugurada em novembro de 1951.
1997. Começa a administração municipal de Juraci Magalhães (PMDB).
7 de fevereiro de 1998.O atual terminal de passageiros do aeroporto internacional Pinto Martins é inaugurado.
7 de agosto de 1998.  Inaugurado o Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema, em Fortaleza.
30 de outubro de 1999. O shopping Benfica é inaugurado.
2000. Prefeitura Municipal de Fortaleza decide realizar, em regime de urgência,  a regeneração da praia de Iracema com espigão e aterro do mar com areia na praia.
2001. Prefeito Juraci Magalhães (PMDB) é reeleito.
1 de maio de 2004. A quarta estátua de Iracema é inaugurada na Lagoa de Messejana. O calçadão que circunda a lagoa foi reformado. A estudante Natália Nara serviu de modelo para esculpir a estátua.
1 de janeiro de 2005. A petista Luizianne Lins assume a Prefeitura de Fortaleza
8 de agosto de 2005. Descoberto o maior assalto a banco do Brasil no século XXI. Cerca de R$ 164,8 milhões foram levados do cofre do Banco Central de Fortaleza. Os assaltantes cavaram um túnel de 80 metros que ligava o subsolo do cofre a uma casa na rua 25 de Março, a um quarteirão do banco.
21 de dezembro de 2005. O Banco do Estado do Ceará é vendido para o Bradesco por R$ 542.721.167,59.
9 de abril de 2006. Ceará é campeão estadual ao derrotar o Fortaleza por 1 a 0 no Castelão.

 



 Contribuições do Brasil na redução do Aquecimento Global
 Fale! no Ceará Music
ceara music

 A polêmica da Venezuela no Mercosul
O líder do DEM na Câmara, Onyx Lorenzoni, disse que a legenda é contra o ingresso da Venezuela no bloco desde o início das discussões. Segundo a assessoria do PSDB, a posição foi adotada porque o país não tem atendido às condições técnicas pré-estabelecidas para admissão de novos membros 
 Renan prorroga licença da Presidência do Senado
O presidente licenciado Renan Calheiros (PMDB-AL) prorrogou sua licença e argumentou que não pretende interferir nos processos que sofre por quebra de decoro parlamentar 
 Mercado aumenta estimativa de inflação para os próximos 12 meses
A projeção para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para os próximos 12 meses subiu de 3,87% para 3,91%. A estimativa para o índice que serve de parâmetro para as correções oficiais está no Boletim Focus 
 Parceria com alemães pode melhorar produção tecnológica, diz secretário
Para Ivan Ramalho, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o aperfeiçoamento tecnológico é uma alternativa para ampliar o volume total das exportações brasileiras 
 Presidente pede responsabilidade a parlamentares na hora de votar CPMF
 Em seu programa de rádio Café com o Presidente, Lula disse que acha normais as negociações com o Senado para garantir a aprovação da CPMF, mas pediu que os parlamentares tenham “responsabilidade na hora de votar” a prorrogação do imposto 
 Conferência recomenda aplicação integral da CPMF na saúde
Na plenária final da Conferência Nacional de Saúde, participantes aprovaram a proposta de garantir que, enquanto estiver em vigor, o tributo tenha a arrecadação integralmente aplicada na saúde. Delegados não emitiram uma posição oficial sobre a prorrogação da CPMF até 2011, em votação no Senado 
 Juízes da Infância discutem estrutura do Cadastro Nacional de Adoção
Em seis meses deve estar em pleno funcionamento o Cadastro Nacional de Adoção, um banco unificado de dados sobre crianças e jovens adotáveis e famílias adotantes. Para discutir como será estruturado o banco, o Conselho Nacional de Justiça reuniu juízes da Infância de todo o país 
 Líderes de países sul-americanos querem rearticular Parlamento Amazônico
O Parlamento Amazônico, criado em 1998, voltou a ser pauta na discussão dos países participantes do grupo de defesa da restauração amazônica. A meta é reativar as políticas sul-amercianas e incentivar a sociedade em torno dos interesses existentes na região 
 Presidente de ONG defende articulação mundial contra pedofilia na internet
Pesquisa aponta que nos últimos 21 meses foram registrados 50 mil casos envolvendo páginas criadas por brasileiros com o objetivo de cometer crimes contra direitos humanos. Desse total, 40% eram relativos à pedofilia 
 Em palestra sobre Segurança Internacional, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a partir de dezembro fará visitas a todos os países da América do Sul para debater a formulação de um plano de segurança e defesa para integrar região 
 Único novo município do Brasil trabalha para evitar fraudes nas eleições de 2008
Os moradores de Nazária, no Piauí, terão em 2008 a oportunidade de, pela primeira vez, eleger prefeito e vereadores. Justiça Eleitoral se mobiliza para que não ocorram fraudes. Moradores suspeitam que eleitorado seja 223% superior à população da cidade, o que pode indicar irregularidades 
 Petrobras recorre de ação que restabeleceu entrega de gás no Rio
A tese defendida pela Petrobras é de que as concessionárias vêm “descumprindo os limites previstos nos contratos, retirando volumes de gás natural muito acima do permitido”. A ação foi impetrada durante o Plantão Judiciário de 30 de outubro

 
 Secretário-geral da ONU destaca projetos brasileiros de preservação ambiental
Para Ban-ki moon, o Brasil é “um gigante verde, um líder”, pelas riquezas naturais e projetos de preservação ambiental, como o biocombustível e o combate ao desmatamento. Sul-coreano esteve com presidente Lula. Eles também conversaram sobre reforma da ONU 
 STF converte em ação penal inquérito sobre mensalão
O Supremo Tribunal Federal converteu em ação penal, nesta segunda-feira (12), o processo do caso que ficou conhecido como mensalão e que tramitava no tribunal como inquérito. Com a decisão, os 40 acusados passam a responder como réus 
 Tião Viana aguarda votação da CPMF com "realismo ponderado"
O relatório da senadora Kátia Abreu, contrário à prorrogação da CPMF até 2011, deve ser votado hoje (13) à tarde. O presidente interino do Senado disse que, ao contrário de alguns senadores que apresentaram "otimismo irreal" quanto à certeza da aprovação da matéria, aguarda o resultado com "realismo ponderado" 
 Pesquisa do Ipea aponta sobra de vagas no mercado para mão-de-obra especializada
 Enquanto 9 milhões de brasileiros estão em busca de emprego, em algumas áreas sobram vagas por falta de mão-de-obra qualificada, de acordo com a pesquisa Demanda e Perfil dos Trabalhadores Formais no Brasil em 2007, divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) 
 Relatora apresenta parecer sobre prorrogação da CPMF
A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), relatora da Proposta de Emenda à Constituição que prorroga a CPMF até dezembro de 2011, prometeu usar critérios técnicos no parecer. Relatório será apresentado na CCJ do Senado 
 País não deixará de investir em biocombustível, afirma Lula
Segundo o presidente, o Brasil não deixará de investir em biocombustíveis por causa da descoberta da reserva petrolífera na Bacia de Santos (SP). Ele falou no programa Café com o Presidente 
 Governo volta a alterar distância máxima para vôos a partir de Congonhas
O Aeroporto de Congonhas (SP) poderá operar durante as férias de verão com vôos de até 1.500 quilômetros. Com a medida, o número de aeroportos atingidos a partir de Congonhas sobe de 88 para 110, incluindo Porto Seguro, Ilhéus e Salvador (BA) 
 Iglesias pede que países ricos ajudem a reduzir diferenças na América Latina
Para o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, o comprometimento dos governos da região com sociedades mais inclusivas não isenta de responsabilidade as nações ricas 
 Governo vai remanejar verbas do PAC para projetos adiantados
Segundo Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, as verbas destinadas a projetos que estão com andamento lento serão repassadas àquelas em fase mais avançada. Remanejamento deve ser feito ainda este ano 
 Brasil terá tanto petróleo quanto Nigéria e Venezuela. diz Gabrielli
 presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, estima que a jazida de petróleo e gás natural descoberta na Bacia de Santos fará do Brasil um dos dez maiores produtores mundiais, com reservas equivalentes às de países como Nigéria e Venezuela 
 PF prende suspeitos de fraudar operações bancárias em Minas

Os principais envolvidos no esquema são hackers que violavam os sistemas de segurança dos bancos e efetuavam saques, transferências e pagamentos fraudulentos pela internet Operação Ilíada prendeu 31 suspeitos em Minas Gerais


 
 Polícia Federal faz operação para combater crimes típicos de grupos de extermínio
Segundo a Polícia Federal, a Operação Companhia do Extermínio já cumpriu 20 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão. Entre os presos, dez são policiais militares e um é servidor do Fórum de Fortaleza 
 Ordem do Mérito Cultural é entregue a 43 personalidades e instituições
Ao participar da entrega da Ordem do Mérito Cultural, o presidente disse que é preciso mudar a idéia de que tudo o que é bom está lá fora e tudo o que é ruim está aqui. "Vende-se a imagem de que somos inferiores" 
 Companhias aéreas vão transportar passageiros da BRA no Brasil e no exterior
Varig, TAM, Gol, OceanAir e Webjet vão transportar os clientes da BRA que estão em trânsito, dependendo da disponibilidade de lugares. A Anac informa que a portuguesa TAP também vai entrar no esquema, mas a empresa não confirma 
 Bancada do PMDB no Senado votará a favor da CPMF
 Bancada do partido, formada por 20 parlamentares, decidiu votar a favor da prorrogação do imposto até 2011, mesmo com a dissidência de Mão Santa (PI) e Jarbas Vasconcelos (PE) 
 Cidades médias e grandes poderão ter corredores de transportes públicos
Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, esse deve ser o foco inicial do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) dos Transportes e Mobilidade Social, em estudo pelo governo. Objetivo é desafogar o trânsito

 
 O presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que sua prioridade é voltar ao trabalho e provar sua inocência nos processos que correm no Conselho de Ética da Casa. "Não vejo dificuldade" 
 Petrobras retoma negociações com a boliviana YPFB, após reunião em La Paz
"Somos um país consumidor e a Bolívia é um país produtor. A complementariedade de nossos interesses é muito clara", declarou o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli 
 Lista de espécies que poderão ser criadas como animais de estimação deve sair em seis meses
Prazo para publicação da lista começa a ser contado hoje (7). Para a escolha das espécies silvestres serão usados critérios como risco à saúde humana e adaptação à situação de cativeiro 
 Cúpula Ibero-americana reúne chefes de Estado e de governo de 22 países
Chefes de Estado e de governo de 22 países de língua portuguesa e espanhola da América Latina e da Europa estarão reunidos de amanhã (8) a sábado (11) em Santiago do Chile, para debater políticas sociais que tornem as sociedades ibero-americanas mais justas e inclusivas 
 CCJ vota prorrogação da CPMF no dia 13, afirma Tião Viana
Segundo o presidente interino do Senado, o governo terá dificuldade para conseguir os 49 votos necessários à provação no plenário do Senado. O Democratas, que tem 14 senadores, já fechou questão contrária à matéria 
 Prova Brasil avalia 5,5 milhões de alunos de escolas públicas
Cinco milhões e 500 mil alunos do ensino fundamental das escolas públicas urbanas do país vão fazer, de hoje (5) a 20 de novembro, os testes de matemática e língua portuguesa da Prova Brasil. O exame vai avaliar a qualidade do ensino dessas escolas 
 Ativistas de 30 países discutem em São Paulo cooperação em direitos humanos
Segundo a coordenadora do encontro, Juana Kweitel, é preciso saber, por exemplo, o que um país faz, as dificuldades que encontra para vencer violações dos direitos humanos e como um pode ajudar o outro 
 Lula diz que PAC da Saúde levará medicina preventiva às escolas
 O Programa de Aceleração do Crescimento na área de saúde prevê que os alunos das escolas públicas sejam examinados duas vezes ao ano por um médico. Segundo o presidente Lula, o PAC da Saúde vai levar medicina preventiva às escolas 
 CPI do Apagão Aéreo descarta nove de 23 indiciamentos propostos
Relatório final do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) foi rejeitado. Voto aprovado mantém o pedido de indiciamento da ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, mas exclui nove citados para indiciamento 
 TV Brasil estreará em 2 de dezembro
A partir do dia 2 de dezembro, quem morar em São Paulo já poderá conferir a programação digital da nova televisão pública do país, a TV Brasil. O sinal será aberto, em canal que está sendo definido, informou a diretora-presidente, Tereza Cruvinel 
 Petrobras decide recorrer de liminar sobre fornecimento de gás no Rio
A Petrobras vai recorrer da liminar que garantiu às distribuidoras de gás do Rio de Janeiro – CEG e CEG Rio – o restabelecimento do volume de gás natural entregue diariamente pela estatal, disse a diretora Graça Foster 
 Tião Viana apelará a senadores para que aprovem Emenda 29
 projeto que regulamenta a Emenda 29, aprovado ontem (31) na Câmara, prevê o repasse, nos próximos quatro anos, de mais R$ 24 bilhões para a saúde - R$ 4 bilhões em 2008, R$ 5 bilhões em 2009, R$ 6 bilhões em 2010 e R$ 9 bilhões em 2011 
 Secretário do MEC defende currículos mais flexíveis para conter evasão
Para Ronaldo Mota, secretário de Educação Superior, os currículos devem ser generalistas, de modo a evitar a escolha precoce da profissão pelo estudante. “Muitos engrossam a evasão porque entram num curso querendo outro" 
 Cristina Kirchner defende inflação oficial e promete aumentar exportações
A presidente eleita da Argentina disse que serão “prioridades” de sua gestão o combate à pobreza e ao desemprego, assim como a melhoria da competitividade do país 
 Chinaglia assina decretos desapropriando 12 mil hectares para reforma agrária
Mais de 12 mil hectares de terras nos estados da Bahia, Goiás, Piauí e Minas Gerais serão desapropriados para assentamento de 156 famílias. Os decretos foram assinados pelo presidente em exercício, Arlindo Chinaglia 
 União promete aplicar mais R$ 23 bilhões na saúde
 O governo federal está disposto a aplicar R$ 23 bilhões de recursos adicionais na área de saúde nos próximos quatro anos, além da verba orçamentária. A proposta foi fechada ontem (30) à noite em reunião no Palácio do Planalto 
 Senador diz que recursos extras para saúde ajudariam a aprovar Emenda 29
Para o presidente interino do Senado, Tião Viana, recursos extras de R$ 3 bilhões para a saúde pública significariam "um ponto de partida" para aprovar a regulamentação da Emenda 29 
 Interesses eleitorais estão em jogo na Rodada Doha, afirma Lula
As negociações sobre a retomada da Rodada de Doha, que discute o fim das barreiras ao livre comércio, envolvem mais interesses político-eleitorais que econômicos, disse o presidente em entrevista em Zurique, na Suíça 
 Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014
"A Fifa decidiu por unanimidade atribuir a responsabilidade de organizar a Copa do Mundo da Fifa de 2014 ao país Brasil”, anunciou o presidente da Federação Internacional de Futebol, Joseph Blatter 
 Aliados e oposição se reúnem em jantar de apoio à Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Governadores de quatro estados e o senador Marconi Perillo, que representa o Congresso Nacional, estão em Zurique (Suíça), para a cerimônia de amanhã (30) em que a Fifa deve anunciar o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 
 Optar entre soja e dendê para biodiesel faz diferença "colossal", alerta Sachs
O economista Ignacy Sachs diz que é favorável à produção dos biocombustíveis a partir da agricultura familiar e avalia que há “diferenças colossais” entre o modelo que opte pelo dendê e o que se baseie na soja, por exemplo 
 Analistas reduzem estimativa de inflação medida pelo IPCA
Na perspectiva dos especialistas, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para as correções oficiais, deve fechar o ano em 3,86%, contra 3,91% da projeção anterior 
 Lula diz que carga tributária no pa´s pode ser menor
Em seu programa de rádio, o presidente afirmou que a carga tributária pode ser menor e que ninguém quer mais diminuir essa carga do que ele. Para reduzir a cobrança de impostos, o governo conclui o projeto de reforma tributária, disse Lula 
 Cristina Kirchner vence eleição na Argentina
Cristina Kirchner será presidente da Argentina a partir do dia 10 de dezembro, quando toma posse. A candidata da Frente pela Vitória venceu a eleição realizada ontem (28) 
 MP que cria a Empresa Brasil de Comunicação já tramita na Câmara
A Medida Provisória 398, que cria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), começa a tramitar na Câmara dos Deputados, após receber 132 emendas de deputados e senadores com o objetivo de alterar o texto da proposta 
 Paulo Bernardo: decisão sobre greve de servidor facilitará solução de conflitos
"O fato de agora haver uma norma vai facilitar a resolução de conflitos. A greve é um direito, mas ela tem que ser exercida nos termos e nos limites de lei", disse o ministro do Planejamento 
 Governo define revezamento de servidores nas semanas de Natal e Ano Novo
O Ministério do Planejamento definiu as datas de revezamento dos servidores públicos durante as semanas do Natal e do Ano Novo. A primeira semana será de 24 a 28 de dezembro e a segunda, de 31 de dezembro de 2007 a 4 de janeiro de 2008 
 Anvisa interditará amanhã lotes de leite comercializados por três empresas
Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informa que por medida cautelar determinará hoje (26) a interdição de lotes de leite tipo longa vida comercializados pelas empresas Parmalat, Calu e Centenário 
 Decisão do TSE não ameaça mandato de nenhum senador
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, podem perder o mandato senadores, governadores e prefeitos que mudarem de partido a partir de 16 de outubro. A decisão não atinge nenhum senador, já que não houve troca de legenda após essa data 
 Militares brasileiros visitarão países da América Latina para articular plano de defesa para região
Plano Latino-Americano de Defesa é a nova proposta do governo, encabeçada pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, em parceria com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica 
 Comissão da Câmara aprova adesão da Venezuela ao Mercosul
A adesão da Venezuela ao Mercosul já foi aprovada, após polêmicas entre a base aliada e os oposicionistas 
 Lula pede a empresários apoio para aprovação da reforma tributária
A reforma tributária foi o tema principal do encontro com empresário e governantes. Além disso, a reestruturação trabalhista e a busca por novos mercados, também, foi discutida 
 STJ considera legal assinatura básica para telefonia fixa
As empresas de telefonia fixa podem continuar a cobrar a assinatura básica mensal. Esse foi o entendimento dos ministros da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, ao julgarem recurso que questionava a legalidade da cobrança pela Brasil Telecom

 
 Supremo suspende julgamento de recursos contra conversão de cruzeiro real para URV
 Supremo Tribunal Federal atendeu pedido de vista do ministro Cezar Peluso e suspendeu o julgamento sobre a manutenção de liminar que considera inconstitucionais os recursos impetrados na Justiça Federal contra a conversão do cruzeiro real para Unidade Real de Valor (URV)

 
 Patrus defende prorrogação da CPMF para ampliar programas sociais
"Qualquer redução de impostos nesse momento implicará redução dos investimentos que o governo está fazendo, seja no campo do desenvolvimento econômico, no Programa de Aceleração do Crescimento, seja na área social", disse o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome 
 Relator de CPI do Senado pede
 Além do indiciamento de 23 pessoas ligadas à Infraero e à Anac, o relator da CPI do Apagão Aéreo do Senado, Demóstenes Torres, pediu que a Polícia Federal e o Ministério Público investiguem empreiteiras contratadas para obras em aeroportos 
 Câmara adia votação de projeto que regulamenta Emenda 29
A votação do projeto que regulamenta os repasses para a saúde ficou para a próxima semana. A oposição tentou forçar a votação, mas os aliados do governo rejeitaram a proposta, e o texto segue em discussão 
 Leite adulterado pode provocar queimaduras, mas não traz risco de morte
O consumo de leite contaminado com soda cáustica ou água oxigenada, como o recolhido segunda-feira (22) pela Polícia Federal, pode provocar intoxicação, queimaduras e náusea em casos extremos, mas dificilmente resultaria em morte. A avaliação é da nutricionista Carla Caputo 
 Só respeito à cultura local pode combater suicídio indígena
 Regina Erthal, consultora da Unesco, disse que o Poder Público precisa adotar políticas de saúde indígena mais adequadas às culturas diferenciadas de cada comunidade para combater o suicídio entre os índios 
 Conselho de Ética prorroga prazo para analisar processo contra Olavo Calheiros
O prazo para conclusão do processo contra o deputado Olavo Calheiros, irmão do senador Renan Calheiros, por quebra de decoro parlamentar, foi prorrogado por 90 dias. Olavo é acusado de envolvimento com o empresário Zuleido Veras, da Gautama, em fraudes em licitações públicas 
 Fiscalização de convênios com ONGs não
Os convênios entre ministérios e organizações não-governamentais (ONGs) são feitos, muitas vezes, para burlar licitações e concursos públicos, na opinião do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Marcos Bemquerer 
 Líderes discutem prazos para
Segundo o presidente interino da Casa, Tião Viana, os prazos para o encaminhamento de votação da proposta que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira serão discutidos hoje (24) durante reunião de líderes partidários 
 Câmara destranca pauta
A emenda trata do repasse de recursos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para ações e serviços públicos de saúde e deve ser único item da pauta hoje (24) 
 Taxas de juros ao consumidor devem continuar em queda, diz dirigente do Banco Central
Devido a outras questões de ordem econômica, mesmo com a tava Selic em alta, as taxas de juros cobradas do consumidor continuarão a cair 
 Justiça mantém pena de assassino de Dorothy Stang
O réu confesso do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, Rayfran das Neves Sales, foi condenado a 27 anos de prisão no segundo julgamento do caso, concluído ontem (22) em Belém (PA). A Justiça manteve a pena aplicada no primeiro julgamento 
 Juros de empréstimos para pessoa física chegam ao menor patamar desde 1994
O custo médio dos empréstimos para pessoa física caiu 0,3 ponto percentual em setembro, chegando a 46,6% ao ano, o menor nível desde julho de 1994. A taxa média do cheque especial, no entanto, aumentou 0,5 ponto percentual e chegou a 140% ao ano 
 CPI das ONGs vai investigar entidades que receberam acima de R$ 200 mil
A comissão parlamentar decidiu investigar as entidades que tenham recebido acima de R$ 200 mil entre 1999 e 2006. Segundo o presidente da CPI, senador Raimundo Colombo (DEM), cerca de 250 ONGs estão nessa situação

 
 Jobim critica falta de rigor da Anac para resolver atrasos em Congonhas
 O ministro da Defesa, Nelson Jobim, apontou falta de rigor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em relação aos atrasos registrados ontem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Para Jobim, houve "leniência" do órgão 
 Mesa do Senado decide paralisar sexta representação contra Renan
A Mesa Diretora do Senado decidiu paralisar a sexta representação contra o presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB), por quebra de decoro parlamentar. O processo investigaria a denúncia de que Renan apresentou uma emenda ao orçamento em favor de uma empresa fantasma 
 Governo lança campanha de prevenção à dengue e ministro pede apoio da população
Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, mais de 450 mil pessoas foram infectadas pela doença até setembro deste ano, das quais 121 mil morreram. O número de casos é 50% maior do que no mesmo período de 2006

 
 Aumento do desmatamento na Amazônia exige ações imediatas
O monitoramento do governo federal registrou aumento de 107% nos índices de desmatamento no Mato Grosso, entre junho e setembro, em comparação com o ano passado. O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco, reconhece a necessidade de providências imediatas 
 Omissão do Parlamento levou TSE a tomar decisão, diz Viana
 A afirmação foi feita pelo presidente interino do Senado, Tião Viana, ao comentar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de estender a fidelidade partidária aos cargos majoritários - prefeitos, senadores, governadores e presidente da República 
 Lula volta a defender na África do Sul fim dos subsídios agrícolas
Ao discursar na Cúpula do Ibas, grupo que reúne Índia, Brasil e África do Sul, o presidente defendeu a redução dos subsídios agrícolas dados pelos países ricos aos produtores rurais. “De pouco vale sermos convidados apenas para comer a sobremesa no banquete dos poderosos”, disse 
 TCU determina revisão de atuais concessões de rodovias
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem 30 dias para verificar se as atuais concessionárias de rodovias federais – entre elas as que controlam a Via Dutra e a Ponte Rio-Niterói – não estão cobrando muito caro pelos pedágios 
 Lula assina medida provisória que cria a TV Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a medida provisória que cria a Empresa Brasil de Comunicação, mais conhecida como TV Brasil 
 Regras regimentais podem adiar votação final da CPMF no Senado para 2008
 decisão da oposição de cumprir rigorosamente os prazos regimentais e tentar obstruir as votações da CPMF pode transferir para janeiro de 2008 a sua votação em segundo turno. A saída seria a convocação de sucessivas sessões extraordinárias 
 Brasil quer mais clareza nas propostas de países ricos para a agricultura
Para que a atual rodada de negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC) avance, o Brasil quer maior clareza nas propostas dos países desenvolvidos para a área agrícola. O recado foi dado pelo chanceler Celso Amorim ao representante norte-americano Allan Hubbard 
 Relator de denúncia contra Renan considera "praticamente inevitável" acareação com João Lyra
O usineiro alagoano João Lyra foi o autor das denúncias de ter sido sócio de Renan na compra de veículos de comunicação no nome de terceiros (laranjas). Segundo o relator Jefferson Péres, "se João Lyra reiterar o que tem dito na imprensa, e o senador Renan Calheiros negar, será inevitável o pedido de acareação" 
 Governo deve criar cadastro nacional de adoção até 2009
O objetivo é que as famílias possam adotar crianças de outros estados, o que vai coibir a adoção internacional, prevista pela legislação somente depois de esgotadas as possibilidades locais. Medida faz parte do projeto Caminho pra Casa 
 Grupo ministerial vai elaborar anteprojeto para atualizar Consolidação das Leis do Trabalho
Coordenado pelo secretário de Relações do Trabalho, Luiz Antônio de Medeiros Neto, o grupo interministerial será responsável por elaborar proposta destinada a modernizar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) 
 Redução nos preços de alimentos e leite faz inflação recuar para 0,18% em setembro
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,18% em setembro, abaixo dos 0,47% registrado em agosto. Segundo o IBGE, a principal queda de preços ocorreu no grupo Alimentação e Bebidas 
 Mantega diz que governo pode aumentar impostos caso Senado não aprove CPMF
Entre os impostos que podem ser elevados, caso a prorrogação da CPMF não seja aprovada no Senado, o ministro da Fazenda citou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto sobre Exportações. Mas disse que existem outros, que não gostaria de usar porque são piores do que a CPMF 
 Chinaglia aguarda acórdão do STF para decidir sobre fidelidade partidária
A Câmara dos Deputados vai aguardar a publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal sobre a fidelidade partidária para decidir o que fazer. "O que nos cabia fazer antes de o STF se pronunciar fizemos, e o Supremo referendou", disse o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia 
 Privatização da Vale é contestada por 94,5% dos participantes de plebiscito
Dez anos depois da privatização da Companhia Vale do Rio Doce, 3,7 milhões de brasileiros votaram, em plebiscito, contra a venda da empresa para a iniciativa privada. O resultado foi divulgado pelo Comitê Nacional da campanha A Vale é Nossa 
 Faculdades e universidades privadas já podem aderir ao ProUni
Começa hoje (9) o prazo para as instituições de ensino superior privadas aderirem ao Programa Universidade para Todos (ProUni). A adesão pode ser feita até o próximo dia 29 
 Banco do Sul dará prioridade à construção de gasoduto, diz ministro venezuelano
Segundo Rodrigo Cabeza, ministro de Finanças da Venezuela, a criação do Banco do Sul está marcada para 3 de novembro. Um dos primeiros projetos a ser discutido será a construção do gasoduto que liga a Venezuela à Argentina, passando pelo Brasil 
 Câmara deve destrancar pauta para votar segundo turno da CPMF
A Proposta à Emenda ( PEC), que prorroga a CPMF, teve a votação marcada para esta semana, a fim de destrancar a pauta sobre a prorrogação do imposto 
 Decisão do Supremo sobre fidelidade vale apenas para deputados e vereadores
Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a fidelidade partidária vale somente para os candidatos eleitos pelo sistema proporcional: deputados e vereadores 
 Luta pelo fim da violência contra a mulher tem que ser diária
Queremos agora o ativismo em todos os dias do ano, porque a gente quer monitorar e trabalhar pela implementação da Lei Maria da Penha, que coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher, afirmou Marlene Libardoni, da Agende 
 Plebiscito sobre Vale é na verdade um abaixo-assinado, diz ex-secretário-geral de FHC
O plebiscito popular sobre o leilão da Companhia Vale do Rio Doce é equivocado na forma e no conteúdo, afirma o sociólogo Eduardo Graeff, que foi secretário-geral da Presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso. Na foto, jovem vota no plebiscito

 
 Bancários da Caixa continuam em greve por tempo indeterminado
Os bancários da Caixa Econômica Federal não aceitaram as propostas da instituição e continuam em greve por tempo indeterminado. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, 80% das agências e departamentos da Caixa estão paralisados 
 Safra nacional de grãos em 2007 deve ultrapassar a anterior em 14%, estima IBGE
Segundo o IBGE, a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2007 deverá ser de 133,3 milhões de toneladas, superando em 14 % a produção obtida no país no ano passado, que foi de 117 milhões de toneladas 
 DEM quer explicação de Renan sobre denúncia de espionagem a senadores
O Democratas (DEM) espera explicações do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) sobre denúncia de que ele teria se valido do cargo de presidente do Senado para espionar os senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Demóstenes Torres (DEM-GO) 
 Fundo libera R$ 137,5 milhões para merenda escolar no ensino infantil e fundamental
Fundoo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, libera recursos para a educação infantil e para o ensino fundamental. Creches, escolas indígenas e unidades quilombolas também receberão apoio do governo 
 Governo quer que construção civil dobre desempenho
Segundo o ministro da Fazenda, o governo quer que a indústria no setor passe, nos próximos anos, para 8% de crescimento, contra 4% verificados nos últimos anos. Para ele, o país vive hoje "um modelo de crescimento social-desenvolvimentista 
 Controle sobre a mídia também pode melhorar saúde
Sabemos que a mídia tem papel decisivo para formar a consciência dos cidadãos. Por isso, os conteúdos devem estimular a saúde e a promoção dos serviços públicos”, defende Maria valéria Correia, da Universidade Federal de Alagoas 
 Renan diz que decisão de afastar senadores da CCJ não foi sua,
O presidente do Senado afirmou que não tem nada a ver com a decisão tomada pelo líder do partido, Valdir Raupp, de afastar Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ambos têm defendido o afastamento de Renan da presidência do Senado e votado sem seguir a bancada 
  Lula nomeia Mangabeira Unger ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos
 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que nomeia o filósofo Roberto Mangabeira Unger para chefiar o Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos, que substituirá a Secretaria de Planejamento de Ações Longo Prazo, extinta após a rejeição da Medida Provisória 377 pelo Senado 
 STF decide que mandatos políticos pertencem aos partidos
 Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os mandatos pertencem aos partidos e não aos eleitos, o que significa concordar com a fidelidade partidária. A decisão afeta apenas um dos 23 deputados cujos mandatos eram reivindicados pelos partidos 
 Pacto busca zerar desmatamento da Amazônia até 2015
Foi lançado o Pacto Nacional pela Valorização da Floresta e pelo Fim do Desmatamento na Amazônia Brasileira. A meta da iniciativa, de nove ONGs, é reduzir o desmatamento até atingir a conservação total da floresta amazônica 
 Convênio vai capacitar beneficiários do Bolsa Família para trabalhar em obras do PAC
O convênio que permitirá a capacitação foi assinado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) 
 Caixa mantém greve e outros bancos voltam ao trabalho
Funcionários de bancos particulares, do Banco do Brasil e de instituições regionais como o Banco de Brasília decidiram voltar ao trabalho. Na Caixa Econômica Federal, 70% das agências continuam fechadas por tempo indeterminado 
 Relatório final da CPI poupa Infraero e Anac
Relatório da CPI do Apagão Aéreo da Câmara foi aprovado por 14 votos contra seis. Foram contrários deputados do P-SOL, DEM e PSDB, que pediram indiciamento de ex-diretores da Anac e da Infraero. Essas propostas foram rejeitadas 
 Lula defende reformas e reclama de dificuldade em aprová-las no Congresso
 “A reforma tributária não saiu não por falta de proposta, mas porque cada governador, cada deputado, cada prefeito pensa na sua região: ninguém quer perder nada, ninguém quer abrir mão de 50 centavos", disse o presidente 
 STF adia decisão sobre fidelidade partidária
Depois de mais de cinco horas, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a sessão que julga os mandados de segurança sobre a fidelidade partidária. Os ministros não chegaram a debater o mérito da questão, analisando apenas as questões preliminares 
 Argentinos vão escolher presidente em um mês
Em outubro os argentinos vão eleger o substituto do presidente Néstor Kirchner. Os eleitores também vão escolher 24 senadores e 130 deputados federais. Argentinos no exterior só podem se já tiverem se inscrito em uma representação diplomática 
 Bancários ameaçam greve por tempo indeterminado
Após uma greve de advertência de 24 horas na sexta-feira (28), os bancários ameaçam parar por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira (3) em todo o país. A paralisação ainda depende da decisão de assembléias 
 Senado poderá instalar CPI das ONGs esta semana
Depois de diversos adiamentos, a CPI que vai investigar as organizações não-governamentais (ONGs) e as organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips) deverá ser instalada na próxima quarta-feira (3) no Senado 
 ONU comemora hoje Dia Internacional do Idoso
Dezenove milhões de brasileiros com mais de 60 anos comemoram hoje (1º) o Dia Internacional do Idoso, data que integra o calendário de celebrações da Organização das Nações Unidas 
 Lula quer levar pelo menos uma biblioteca a cada município até 2010
Meta deve ser cumprida até 2010, disse Lula no programa Café com o Presidente. A ampliação do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares vai beneficiar 30 milhões de alunos 
 Orçamento para combate à fome deve ser 14% superior em 2008
Segundo Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mais de 28 bilhões vai ser destinado aos programas de auxílio familiar, como Bolsa Família, Cartão Alimentação e Aux´´ilio Gás  
 Condoleezza Rice destaca parceria com o Brasil
Na abertura de encontro sobre mudança climática, a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, citou primeiramente o Brasil, ao falar sobre os “esforços especiais” que a diplomacia norte-americana tem feito para estabelecer parcerias com países em desenvolvimento e enfrentar o problema 
 Queda na parcela de doadores de órgãos preocupa
O número de pessoas que precisam de transplante aumentou, e o de doações de órgãos e tecidos caiu. Campanha busca sensibilizar a população para a importância da doação e os profissionais de saúde para a notificação de morte encefálica 
 MEC regula freqüência escolar dos beneficiados pelo Bolsa Família
Nos meses de junho e julho, o Ministério da Educação (MEC) recebeu 78,9% da informação relativa a participação escolar das criança e adolescentes cadastrados no programa - um aumento de 10 pontos percentuais em relação à pesquisa de abril e maio 
 Chinaglia descarta não renovações de concessões de TV
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT), disse não acreditar que o Congresso Nacional desaprove a renovação da concessão pública de algumas emissoras, cujo prazo expira em outubro. De acordo com ele, a Casa quer debater a questão sem “qualquer tipo de tensionamento” 
 Conselho de Ética adia análise do segundo processo de Renan Calheiros

A negociação entre governo e os não aliados gerou o adiamento da análise do segundo processo de Renan por quebra de decoro parlamentar

 
 STF considera constitucional regra de aposentadoria para servidores
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta tarde ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a Emenda Constitucional 41. O item alterou regras do regime de transição para aposentadorias dos servidores públicos estabelecidas na Emenda 20, de 1998, primeiro passo da reforma da Previdência 
 Câmara aprova prorrogação da CPMF em primeiro turno
A Câmara concluiu na madrugada de hoje o primeiro turno de votação que prorroga até 2011 a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). No dia 8 deve ocorrer nova votação na Câmara 
 Brasil participa de encontro dos EUA sobre mudanças climáticas
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, convidou representantes de 15 países para discutir hoje e amanhã (28) a política internacional na área de mudanças climáticas. O Brasil participa do encontro, representado por secretários dos ministérios das Relações Exteriores e do Meio Ambiente

 
 País ainda recicla menos de 5% do lixo que produz. Presidente Lula encaminhou ao Congresso proposta para uma Política Nacional de Resíduos Sólidos. Indústrias que originam os resíduos descartados pelos consumidores, como embalagens, deverão se responsabilizar pela reciclagem 
 ONU busca de novo pacto contra mudanças climáticas
A Organização das Nações Unidas (ONU) sedia um ambicioso debate que pretende indicar o caminho para um novo pacto mundial de prevenção e combate às mudanças climáticas. A reunião foi convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon 
 Reforma tributária começa a ser discutida com estados e municípios
O sistema tributário brasileiro terá apenas o Imposto sobre Valor Adicional (IVA), com duas legislações, uma federal e outra estadual, informou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy 
 Alerta vermelho atinge 10% das ações do PAC, e 80% têm sinal verde
O segundo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento mostra que o andamento de 9,7% das ações é considerado preocupante. Segundo o relatório, 10,4% das ações merecem atenção, por seu “risco potencial”, e 79,9% estão em ritmo adequado 
 Segundo o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, valor seria relativo às emissões de gases evitadas com o não-desmatamento 
 Brasil pode lucrar US$ 1 bilhão por ano com preservação da Amazônia
Segundo o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, valor seria relativo às emissões de gases evitadas com o não-desmatamento 
 Lula e Chávez combinam reuniões periódicas entre Brasil e Venezuela
Em Manaus, os governos brasileiro e venezuelano não chegaram a firmar acordo oficial. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, no entanto, acertaram que representantes dos dois países vão se reunir pelo menos quatro vezes por ano para intensificar a aliança 
 Mais 800 municípios receberão recursos do PAC Funasa
PAC da Funasa vai atender comunidades de mais de 50 mil habitantes, tendo com critério principal de atendimento a mortalidade infantil, que aumentou significativamente nos últimos anos 
 Governo defende que aprovação de projetos de carbonos seja moderada
A aprovação de projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo deve ser feita de forma criteriosa para "evitar fraudes" na compensação de emissões de gases do efeito estufa. É o que defende Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima 
 Construtora Gautama pode ter obras públicas paralisadas
 Relatório do TCU recomenda a paralisação de 77 obras do governo federal com indícios de irregularidades. A construtora Gautama aparece com o maior número de problemas que justificam a suspensão dos contratos 
 Construtora Gautama pode ter obras públicas paralisadas
 Relatório do TCU recomenda a paralisação de 77 obras do governo federal com indícios de irregularidades. A construtora Gautama aparece com o maior número de problemas que justificam a suspensão dos contratos 
 Sindicato avalia que acordo dos Correios divide comando de greve
 Câmara aprova proposta de prorrogação da cobrança da CPMF
Por 338 votos a favor, 117 contra e duas abstenções, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 50/07) que prorroga até 31 de dezembro de 2011 a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira 
 Presidente lança na quinta,19, PAC no Amazonas
Lula lança amanhã,19, o PAC no Amazonas para viabilizar obras estruturais na região e pretende almoçar com Chávez, visando discutir as negociações entre Brasil e Venezuela. Ainda nessa semana,a divulgação do PAC para os Povos Indígenas também está prevista. 
 Lula lança PAC Funasa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança hoje (19) o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a Fundação Nacional de Saúde, O PAC Funasa quer levar água tratada e coleta de esgoto a cerca de 15 milhões de famílias em 1.107 municípios 
 Satélite Sino-Brasileiro é lançado com sucesso
O lançamento do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-2B) foi feito com sucesso às 11h26 de hoje - horário local (0h26 em Brasília), na base de lançamentos de Tayuan, na província de Shanxi, a 400 quilômetros de Pequim 
 Servidores dos Correios mantêm greve
Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vão permanecer em greve por tempo indeterminado. Eles não aceitaram a proposta de mais R$ 10 de aumento linear, além da proposta anterior, que previa o reajuste de 3,74% mais aumento linear de R$ 50 em janeiro 
 Em 2006, a pobreza teve a maior queda dos últimos anos
Segundo o economista Marcelo Neri, da Fundação Getulio Vargas, no ano passado, houve uma redução da miséria no país de cerca de 15% - este é o maior resultado dos últimos dez anos e mostra um crescimento da renda domiciliar per capita de 9,16%
 
 Pesquisadores demonstram preocupação com rádio digital no País
Em carta na internet, eles enumeram sete “preocupações” com o processo de escolha do novo modelo, entre elas a falta de metodologia nos testes e a baixa eficiência de transmissão no padrão In Band - On Channel (Iboc), defendido pela Abert 
 Lula diz que biodiesel é uma "semente que vai dar muito fruto"
Diante dos bons índices das pesquisas sobre a situação atual do País, Lula mostra-se otimista e afirma que o futuro da economia brasileira está mais garantido. Segundo ele, a utlização do biocombustível é outro passo a ser dado rumo à estabilidade ambiental, um dos alicerces para a conquista do status de nação desenvolvida 
 Lula afirma que o Brasil “encontrou seu caminho”
“São mais crianças na escola, são mais jovens no ensino técnico, são mais jovens na universidade. Tudo isso me deixa satisfeito”, afirmou em entrevista ao programa semanal de rádio 
 Repercussão da absolvição de Renan Calheiros
Com 40 votos a favor da absolvição, 35 votos pela cassação e seis abstenções, o caso Renan Calheiros não deu por encerrado. A oposição ainda comenta a obstrução e a defesa pelo voto aberto e ainda faz mais acusações 
 Prorrogação da CPMF é aprovada
Por 13 votos a cinco, a Comissão Especial da Câmara aprovou o parecer do deputado Antonio Palocci favorável à prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira e da Desvinculação das Receitas da União até dezembro de 2011 
 Desemprego tem o menor índice em dez anos
A queda na taxa de desocupados em 2006 levou o país à menor taxa de desemprego em dez anos, 8,4%. Em 1997, o número ficou em 7,8%. Entre 2005 e 2006, a queda foi de 8,3% 
 Mídia e sociedade devem fazer STF acatar denúncia
Os advogados de defesa dos acusados de envolvimento no mensalão acreditam que o STF vai acatar parte das acusações contra os 40 denunciados, devido à pressão da sociedade e da imprensa 
 Cid seguirá orientação do partido em 2008
O governador do Ceará, Cid Gomes, diz que apoiará a decisão do partido quanto aos nomes da sucessão municipal em Fortaleza no próximo ano 
 Partidos teriam recebido R$ 40,6 milhões
De acordo Ministério Público Federal, PT, PMDB, PTB, PL e PP teriam recebido pelo menos R$ 40,6 milhões para a compra de votos de parlamentares e o financiamento ilegal de campanhas eleitorais 
 CCJ deve votar PEC da fidelidade partidária
A proposta que determina a perda do mandato do parlamentar que se desligar do partido pelo qual tenha sido eleito, deve ser votada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado ainda nesta semana 
 Amorim visita cidade detruída por terremoto
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, visitou a cidade peruana de Pisco, uma das mais atingidas pelo terremoto . O Brasil está enviando ao povo peruano alimentos e medicamentos 
 Jornalista confirma reunião entre Renan e Lyra
Segundo o corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM), o jornalista Luiz Carlos Barreto confirmou  reunião entre um empresário, João Lyra e Renan Calheiros para discutir a venda de um jornal 
 Negociações salariais superaram inflação
Os trabalhadores brasileiros tiveram resultados positivos nas negociações salariais do primeiro semestre. Dentre as 280 negociações, 88% resultaram em aumentos superiores à inflação 
 Brasília reúne grupos pró e contra a transposição
Manifestações pró e contra a transposição do Rio São Francisco acontecerão no dia 22, em Brasília. O governos do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte darão apoio à manifestação pró-transposição 
 João Lyra confirma sociedade com Renan
O usineiro e ex-deputado João Lyra confirmou ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), a existência de uma sociedade entre ele e Renan Calheiros (PMDB-AL) para a aquisição de emissoras de rádio e um jornal 



Assine agora
(85)3247.6101
Copyright © 2006 Omni Editora Associados Ltda.
Todos os direitos reservados.

Itarget Tecnologia da Informação