Trabalhos

Programação das Sessões de Apresentação de Trabalhos 50ºCongresso da SOBER Vitória - ES Download

 


Regras para submissão de trabalhos científicos

Prazo limite para o envio dos trabalhos: 10 de Abril de 2012 – Terça-feira às 24 horas.

Um dos autores deve ser sócio da SOBER, tendo pago a anuidade de 2012 até a data de submissão do trabalho. Para isto, o sócio deve acessar o site da SOBER e emitir o boleto de pagamento. Para facilitar o controle por parte da organização sugerimos que o sócio seja preferencialmente o primeiro autor e que ele acesse o iCongresso e faça a submissão do trabalho.
Limitação de autores: Cada pessoa poderá submeter no máximo 5 (cinco) artigos, tanto como autor quanto como co-autor. Além disso, o número máximo de autores por artigo é de cinco. Para a realização deste controle solicitamos o CPF de todos os autores no momento da submissão do texto via site. A falta desta informação impede a submissão do texto.

O artigo enviado para o Congresso da SOBER será submetido, pelo sistema blind review, para apreciação de 2 pareceristas com expertise na área de cada Grupo de Trabalho. A SOBER não irá, sob nenhuma condição, publicizar parecer ou atribuir nota para cada artigo aprovado ou reprovado no Congresso. O resultado dos Artigos Aprovados será feito mediante publicação no site do Congresso e no site oficial da SOBER de uma Lista dos Artigos Aprovados. Os resultados finais dessa avaliação não serão passíveis de recurso.

Caso o artigo seja aprovado, este somente passará a compor a Programação de Apresentação dos Trabalhos mediante o pagamento da inscrição no Congresso, cuja data limite é 30/05/2012. Em não se verificando este pagamento, o trabalho aprovado estará automaticamente excluído da Programação de Apresentação dos Trabalhos e dos Anais do Congresso.


A SOBER disponibilizará os artigos apresentados nos Anais do Congresso em formato eletrônico, a serem publicados no Site Oficial após a realização do Congresso. Para que o artigo selecionado venha a ser publicado nos Anais em formato eletrônico obrigatoriamente deverá ter sido apresentado no Congresso, em data e local determinados pela Programação de Apresentação dos Trabalhos. Assim, somente serão publicados nos Anais do Congresso os trabalhos efetivamente apresentados (apresentação oral ou sessão pôster), e não apenas aqueles que tenham sido selecionados e constem da programação do Congresso. A SOBER não procede, sob nenhuma condição, a devolução do pagamento da inscrição no Congresso. O ato de submissão do trabalho é a concordância expressa com as regras do Congresso.

Os trabalhos deverão ser classificados pelos próprios autores em um dos grupos de trabalho (com ementas devidamente esclarecidas no site do Congresso) relacionados abaixo:
Grupo 1. Comercialização, Mercados e Preços

Grupo 2. Economia e Gestão no Agronegócio

Grupo 3. Comércio Internacional

Grupo 4. Estrutura, Evolução e Dinâmica dos Sistemas Agroalimentares e Cadeias Agroindustriais

Grupo 5. Evolução e Estrutura da Agropecuária no Brasil

Grupo 6. Agropecuária, Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Grupo 7. Agricultura Familiar e Ruralidade

Grupo 8. Instituições e Desenvolvimento Social na Agricultura e Agroindústria

Grupo 9. Políticas Sociais para o Campo

Grupo 10. Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional

Grupo 11. Ciência, Pesquisa e Transferência de Tecnologia

Grupo 12. Trabalhos de Iniciação Científica
Idioma: Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol ou inglês. As apresentações também poderão ser feitas nestes mesmos idiomas. Havendo mais de um texto em língua estrangeira por grupo de trabalho, os mesmos serão agrupados em sessões específicas. Ressaltamos que não haverá tradução simultânea nestas sessões.

Formas de Apresentação de Trabalhos:

No momento de submissão dos trabalhos os autores deverão escolher um dentre os Grupos de Trabalho acima e a categoria de apresentação, entre dois tipos de sessões:
1.      Pôster – Este tipo de apresentação se destina aos trabalhos com resultados parciais e à iniciação científica. O pôster ficará exposto em espaço especialmente reservada para tal, em horário específico. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário de exposição agendado para discutir e tirar dúvidas de pesquisadores interessados no tema.
2.      Oral – neste tipo de apresentação os trabalhos são apresentados oralmente em salas com projetor de multimídia, as sessões contarão com um responsável pela coordenação dos trabalhos.
Formatos dos trabalhos a serem submetidos
Os trabalhos a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:

Trabalhos para apresentação oral e sessão pôster
:

  • - Título em português e inglês;
  • - Resumo e Abstract, com até 2.000 caracteres;
  • - Palavras-chave e key words em número máximo de 5.
  • - O tamanho máximo do artigo é de 20 páginas em espaçamento simples, incluindo resumo, tabelas, figuras, bibliografia etc. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) constar do texto do trabalho, deve(m) ser digitado(s) no site. A ordem dos nomes indicada no site durante a submissão será a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado no Anais Eletrônico.
  • - O resumo e o abstract deverão ser anexados ao site durante o processo de submissão, e também devem constar no arquivo com o texto completo.
  • - Página formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros.
  • - Processador de textos WORD com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e levar à recusa do texto. Arquivos em PDF, ou em outro formato que não permita edição, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.


Trabalhos para Iniciação Científica
:

  • - Título em português e inglês;
  • - Resumo e Abstract, com até 1.000 caracteres;
  • - Palavras-chave e key words em número máximo de 5.
  • - Resumo expandido com tamanho máximo de 3 páginas em espaçamento simples, incluindo tabelas, figuras e bibliografia. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) constar do arquivo do resumo, deve(m) ser digitado(s) no site. A ordem dos nomes indicada no site durante a submissão será a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado no Anais Eletrônico.
  • - O resumo e o abstract deverão ser anexados ao site durante o processo de submissão, e também devem constar no arquivo com o texto completo.
  • - Página formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros.
  • - Processador de textos WORD com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e levar à recusa do trabalho. Arquivos em PDF, ou em outro formato que não permita edição, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.


Disponibilizamos no site um modelo para elaboração do artigo onde constam os dados e o logo do Congresso. Sugerimos que todos o utilizem, pois isto será essencial para elaboração e gravação dos arquivos no Anais Eletrônico.
Chamamos a atenção de todos para o fato de que os trabalhos serão inseridos no Anais Eletrônico exatamente da forma como forem submetidos ao Congresso, sem revisão editorial e gráfica. Após o encerramento das submissões não será mais possível substituir o arquivo gravado no site. Assim, eventuais erros no arquivo, problemas de editoração ou de dados são de inteira responsabilidade dos autores.


Clique Aqui para fazer o download do modelo de trabalho completo.

Clique Aqui para fazer o download do modelo de pôster.

Confira abaixo as regras/normas de submissão via iCongresso e em seguida clique no link ÁREA DE INSCRIÇÃO para iniciar seu cadastro e enviar seu texto. Estas regras também estão disponíveis para leitura no iCongresso.

Instruções para submissão de trabalhos via iCongresso:


- O sistema ICongresso permite a submissão e o acompanhamento “on line” da avaliação dos trabalhos. Após o encerramento da fase de submissão os autores não poderão enviar/substituir o arquivo do trabalho. Finalizado o processo de avaliação os autores poderão consultar quais trabalhos foram aprovados, podendo imprimir a tabela resumo.
- Ao se cadastrar os autores devem informar um e-mail e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura que permitirá enviar os seus trabalhos científicos e, posteriormente, gerar a sua inscrição para o Congresso. É importante que após a submissão o autor verifique se o texto está gravado na base de dados e se está abrindo corretamente.
Após o encerramento das submissões em 10 de Abril de 2012 não será mais possível enviar/substituir o arquivo com o trabalho completo. A partir desta data, só serão aceitas correções nos nomes (por exemplo: colocou “Peri”, mas o correto é “Pery”) ou ordem dos autores, indicação de apresentador e filiação institucional. Assim, não deixe a submissão para a última hora, pois podem ocorrer congestionamentos e os erros não poderão ser corrigidos.  Sob nenhuma condição se aceitará a inclusão ou exclusão de autor(es) após o encerramento da submissão de artigos. Portanto, certifique-se de que todo o processo de envio do artigo seja feito corretamente, com o(s) devido(s) autor(es) compondo o artigo.
- Os dados pessoais cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos no CD-ROM, impressão da programação de apresentação e para gerar sua inscrição no evento (crachá, recibo e certificados). Após o encerramento do prazo de submissão ainda poderão ser corrigidos erros de digitação, filiação institucional, ordem de autores, etc. O prazo final para essas correções será divulgado oportunamente.
- Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao evento serão enviadas para ele.
- O CPF é um campo de identificação do autor principal e dos co-autores. O seu preenchimento é obrigatório para todos. A SOBER não se responsabiliza por problemas de submissão causados pela falta de CPF do autor ou do(s) co-autor(es) e não acatará reclamações posteriores.
- Certifique-se de que os campos resumo e palavras-chaves estão corretamente preenchidos. As palavras-chaves serão essenciais para a alocação correta dos trabalhos selecionados nas mesas de apresentação, permitindo o debate entre os autores.
- Os autores devem se certificar de que indicaram corretamente o grupo de trabalho em que a pesquisa se encaixa, artigos alocados erroneamente podem ser recusados pelos avaliadores por não se encaixarem nos quesitos da avaliação. A SOBER não procederá a reclassificação de trabalhos.
- Grave o arquivo com seu texto completo no site e após o término da operação retorne e confira se o upload foi realizado com sucesso. A falta do arquivo ou qualquer incorreção no mesmo impossibilitará a avaliação. Não serão aceitos arquivos enviados por outros meios para gravação “a posteriori” no iCongresso. Artigos com os dados do(s) autor(es) não serão avaliados, bem como artigos que possibilitem identificação do(s) autor(es) – exemplo, com uma nota de rodapé que identifique o número do Projeto de Pesquisa numa instituição de fomento. Recomenda-se, nestes casos, fazer simples alusões como: “Este trabalho recebeu apoio do CNPq.”

LEMBRE-SE:
não é necessário fazer um cadastro para trabalhos científicos e outro para inscrição no evento. Após a divulgação Lista dos Artigos Aprovados para Apresentação, um dos autores deve acessar o iCongresso e emitir o boleto de pagamento da inscrição.
Os co-autores que também forem comparecer ao Congresso devem fazer um cadastro para inscrição como participante.
Um dos autores deve ser sócio da SOBER, tendo pago a anuidade de 2012 até a data de submissão do trabalho. Para isto, o sócio deve acessar o site da SOBER e emitir o boleto de pagamento. Para facilitar o controle por parte da organização sugerimos que o Sócio seja preferencialmente o primeiro autor e que ele acesse o iCongresso e faça a submissão do trabalho.
Para melhor programação dos participantes do Congresso da SOBER, a divulgação da Programação de Apresentação dos Trabalhos será feita no início do mês de julho, haja vista o elevado número de artigos que a SOBER vem recebendo em seus Congressos, o calendário de avaliação blind review que este sistema requer, e o prazo para pagamento dos trabalhos aprovados e de sua conferência.

A Programação de Apresentação dos Trabalhos
será estruturada conforme os Coordenadores de Grupos, que procurarão montar dias e horários de acordo com temáticas afins. Não será permitida nenhuma imposição para apresentação de trabalho conforme orientação do Congressista, bem como de alteração de sua apresentação in loco. A SOBER espera que o seu congressista, com trabalho aprovado, se programe para participar do Congresso como um todo, aproveitando o máximo possível deste qualificado fórum científico. A ciência se faz com diálogo e com participação ampla das pessoas e instituições.



 

 

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