Prêmios


* Para ter acesso aos resultados dos TRABALHOS PREMIADOS da SOBER em 2012 clique aqui!

RESULTADO FINAL


NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA CONCESSÃO DOS PRÊMIOS DA SOBER


Dos Prêmios

A SOBER, no decorrer de seus anos de existência, institucionalizou os seguintes Prêmios que são concedidos por ocasião da realização de seus Congressos anualmente:


1. PRÊMIO SCHUH – Concedido à Melhor Dissertação de Mestrado em Economia Rural. Patrocinado pelo – CEPEA-SP - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada.
2. PRÊMIO NEAD/SOBER – concedido à Melhor Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural. - Patrocinado pelo NEAD - Núcleo de Estudos Agrários e Desenv. Rural.
3. PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA – concedido à Melhor Dissertação de Mestrado em Administração Rural. Patrocinado pela Unv. Federal de Lavras-MG
4. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA – Concedido à Melhor Tese de Doutorado em Sociologia Rural. Patrocinado pelo Profº José Graziano da Silva.
5. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES – Concedido à Melhor Tese de Doutorado em Economia Rural. Patrocinado pela Universidade Federal de Viçosa/Deptº de Economia Rural-MG.
6. PRÊMIO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO – concedido à Melhor Tese de Doutorado em Administração Rural. Patrocinado pelo Conselho.
7. PRÊMIO RUY MULLER PAIVA – Concedido ao Melhor Artigo publicado na Revista da SOBER no último ano acadêmico. Patrocinado pelo NEAD - Núcleo de Estudos Agrários e Desenv. Rural.

 


Dos Objetivos
8. A concessão dos referidos prêmios objetiva reconhecer publicamente e incentivar a produção de dissertações, teses e artigos de alto nível científico junto aos Centros Nacionais de Pesquisas e Pós-Graduação do País, que se dedicam a temas relacionados com a economia, a sociologia e a administração rural.

Das Participações

9. Aos seis primeiros prêmios podem concorrer teses e dissertações dos Centros Nacionais de Pós-Graduação, observada a condição de que os temas sejam diretamente relacionados com problemas econômicos e, ou, sociais relacionados à agricultura ou a setores a ela vinculados. Os prêmios serão concedidos aos autores, fazendo-se menção explícita aos professores-orientadores dos estudantes vencedores, quando da divulgação dos resultados.
10. Somente serão consideradas as teses ou dissertações que tenham sido defendidas no período de 12 meses que antecede o prazo da entrega das teses que pretendem fazer parte do Congresso anual da SOBER. No caso do Prêmio Ruy Miller Paiva serão considerados os artigos publicados na Revista de Economia, Administração e Sociologia Rural nos quatro números do ano anterior ao da realização do Congresso Anual da SOBER.
11. Cada Centro Nacional de Pós-Graduação poderá participar somente com uma tese ou dissertação para cada prêmio, sendo de responsabilidade do Centro a seleção das teses a serem inscritas no concurso.

Dos Critérios para Julgamento


12. As inscrições serão feitas mediante o preenchimento, pelo Centro de Pós-Graduação, da ficha de inscrição disponível no site do congresso, anexando uma carta de encaminhamento assinada pelo responsável pelo Centro ou pela Coordenação do Curso em que as teses ou dissertações tenham sido produzidas, respeitados os prazos estipulados. Posteriormente, o centro receberá o link, login e senha para enviar os trabalhos via sistema iCongresso Os artigos publicados nas 4 revistas da SOBER no ano de referência considerado no item 8 concorrerão automaticamente ao Prêmio Ruy Miller Paiva.
13. A Comissão Julgadora, para a seleção dos vencedores, tomará como base os seguintes critérios principais: (a) relevância do tema abordado, (b) contribuição teórica e/ou metodológica e (c) clareza e coerência das partes do trabalho. A relevância do tema poderá ser julgada em termos de (i) importância do problema estudado em termos nacionais, estaduais ou regionais e (ii) possível contribuição à efetiva solução dos problemas estudados. A contribuição teórica e/ou metodológica poderá ser avaliada em termos de (i) originalidade e (ii) rigor conceitual. Das Comissões Julgadoras.
14. Serão constituídas Comissões Julgadoras, uma para cada prêmio. Cada Comissão será constituída de 4 (quatro) membros, os quais serão convidados pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. A SOBER indicará, também, o coordenador de cada comissão.
15. O componentes das Comissões Julgadoras serão preferencialmente indivíduos pertencentes ao quadro de associados da SOBER e com atuação acadêmica e científica em nível de pós-graduação.
16. Em cada comissão, cada trabalho será avaliado por, no mínimo, três examinadores. É vedado um examinador avaliar a dissertação ou tese enviada pelo seu Centro de Pós-Graduação.
17. Os examinadores atribuirão notas para cada trabalho em uma planilha disponível no sistema iCongresso. As notas serão atribuídas, de zero a dez, aos seguintes aspectos (já especificados no item 11): (i) importância do tema, (ii) adequação do referencial teórico e/ou metodológico, (iii) originalidade na abordagem teórica e/ou metodológica (iv) coerência entre as partes trabalho, (iv) clareza da exposição e (v) relevância das conclusões.
18. Os pesquisadores componentes das Comissões Julgadoras não poderão fazer parte de comissões onde estejam sendo julgados trabalhos de sua autoria ou desenvolvidos sob sua orientação.
19. Não serão divulgados, antecipadamente, os nomes dos membros das Comissões Julgadoras. Entretanto, a Secretaria da SOBER arquivará os relatórios finais das Comissões, os quais poderão ser consultados pelos interessados após a divulgação dos resultados.

Dos Prazos

20. Os Centros de Pós-Graduação deverão inscrever a tese e/ou dissertação selecionada até o dia 09 de maio de 2012 (quarta-feira às 23 horas e 59 minutos) As Comissões Julgadoras terão até o dia 06 de julho de 2012 para apresentar os relatórios finais. Os resultados finais serão divulgados durante o Congresso da SOBER, que este ano ocorrerá na cidade de Vitória – Espírito Santos.

Outras Condições
.

21. A SOBER não se responsabilizará pela locomoção dos vencedores e/ou dos professores orientadores para participarem da cerimônia de recebimento dos respectivos prêmios.
22. Eventualmente a SOBER poderá conceder diplomas de “Honra ao Mérito”, por recomendação das Comissões Julgadoras, aos autores que, embora não premiados, apresentem dissertações, teses ou artigos de real valor técnico-científico.

 



 

 

Documento sem título